4_e_5_Maio_-_Halka_15Richard_Haughton_-_site.jpg

04 e 05 MAI / FESTIVAL ENTRE MARES |  HALKA - GRUPO ACROBÁTICO DE TANGER [NOVO CIRCO - MARROCOS]

Data e hora: 04 e 05 Maio, 21h30
Local: Grande Auditório
Classificação etária: M/6
Duração: 60 min
Preço: 10,00€
Bilhetes: tempo.bol.pt
Mais info: groupeacrobatiquedetanger.fr

Em Halka, 14 acrobatas e músicos erguem uma acrobacia dinâmica ao ritmo dos tambores, do tar, do banjo e do ribab, misturando em palco poesia, humor e melancolia, num espetáculo que presta homenagem à arte ancestral marroquina da acrobacia.
Halka significa a energia do círculo. É o lugar ocupado pela multidão, habitualmente situado numa praça pública, onde se encontram os artistas, acrobatas, cantores e pregadores. Cada Halka tem o seu Hlaïka, o seu animador, um virtuoso da palavra e do gesto. Nascida de uma tradição guerreira, a acrobacia de Halka transformou-se numa arte que combina pirâmides humanas, rodas e saltos, realizadas habitualmente em praças ou na praia. A música, composta por poesia declamada, gritos, cantos e percussões, dialoga com as acrobacias. Como se o gesto não existisse sem a voz e a energia do movimento se apoiasse sobretudo na respiração coral dos cantos e da música.

Os artistas do Groupe Acrobatique de Tanger foram descobertos pelo director francês Aurélien Bory, ao ensaiar numa praia local. Juntos, produziram a sua primeira criação para teatro, baseada na sua história familiar (os elementos do grupo são parentes). Desde então, as suas criações, baseadas na ligação entre a acrobacia marroquina tradicional e o circo contemporâneo, têm corrido mundo, sendo a voz de um estilo marroquino inovador.

Criação colectiva / Le Groupe Acrobatique de Tanger:
Najwa Aarras/ Lamiae El Alaoui, Mohamed Takel, Amal Hammich, Mohammed Hammich, Mustapha Aït Ouarakmane, Adel Châaban, Mohammed Achraf Châaban, Mhand Hamdan, Abdelaziz El Haddad, Samir Lâaroussi, Younes Yemlahi, Ouahib Hammich, Hamza Naceri, Hammad Benjkiri
Colaborações artísticas: Abdeliazide Senhadji, Airelle Caen, Boutaina el Fekkak
Colaborações acrobáticas: Abdeliazide Senhadji, Airelle Caen, Nordine Allal
Colaboração em acrobacia marroquina: Mohammed Hammich (le père)
Criação luz: Laure Andurand
Criação musical: Xavier Collet
Figurinos: Ayda Diouri

 

 

@ 2017 Todos os direitos reservados > TEMPO -Teatro Municipal de Portimão > Ficha técnica