Calendário de eventos

Descarregar como ficheiro ICAL
5.º CONGRESSO NACIONAL DE URGÊNCIA
Quinta-feira, 10. outubro 2019, 09:00am - 06:00pm
Visualizações : 612

Entre 11 e 13 de outubro realiza-se o 5º Congresso Nacional da Urgência, no qual são esperados mais de 350 profissionais de saúde, numa organização do Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Sob o mote “(Re)Pensar a Urgência nos 40 anos do SNS”, este evento de amplitude nacional conta com seis cursos pré-congresso e visa a formação e a discussão sobre a Urgência nas suas mais variadas vertentes, desde o pré-hospitalar até à abordagem do doente crítico, tendo por desafio repensar este serviço no 40º aniversário de criação do SNS - Serviço Nacional de Saúde.

Após a sessão de abertura, marcada para as 18h00 de 11 de outubro e que contará com a presença das entidades que apoiam esta iniciativa, o Dr. João Sá, especialista de Medicina Interna e de Medicina Intensiva e recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2019, vai apresentar a conferência de abertura, subordinada ao tema "A História dos Serviços de Urgência em 40 anos do Sistema Nacional de Saúde".

Durante o congresso, entre outras matérias, vai ser abordada a importância que os serviços de urgência, tanto a nível hospitalar como pré-hospitalar, desempenham no apoio e suporte aos eventos desportivos, visto ser considerado fundamental que os meios estejam preparados para responder a situações de catástrofe que possam afetar os grandes eventos desportivos. Para além disso, problemas clínicos como traumatismos e doenças cardiovasculares e respiratórias, que podem atingir os atletas, vão igualmente ser focados em sessões de atualização com especialistas nestas áreas.

Conferências, mesas-redondas e encontros com o especialista darão o mote para a troca de ideias nesta iniciativa, que conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e os apoios da Câmara Municipal de Portimão, ARS Algarve, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Grupo HPA Saúde, Algarve Biomedical Center, Bombeiros Voluntários de Portimão, Associação Teia D’Impulsos e Comissão Vitivinícola do Algarve.

Informações complementares podem ser encontradas no sítio oficial do congresso, www.spmi.pt/5cnurgencia ou obtidas através de correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

@ 2017 Todos os direitos reservados > TEMPO -Teatro Municipal de Portimão > Ficha técnica